Com o uso cada vez mais intenso do WhatsApp no nosso dia-a-dia imagens, links e arquivos recebidos vão se acumulando cada vez mais. O problema é localizar algo específico no meio de tantos arquivos, para facilitar o trabalho do usuário o aplicativo está implementando a busca avançada no Android.

A busca avançada do WhatsApp no Android só está disponível na versão Beta do aplicativo além disso a sua liberação está sendo feita de forma gradual e ela ainda não aparece para todos que tem essa variante instalada.

Se a função não aparecer após atualizar o WhatsApp Beta do Android você pode tentar reinstalar o aplicativo para libera-la.

Leia Também: Aplicativo WhatsApp tem Potencial para se torna o App Mais acessado do Mundo

Busca avançada do WhatsApp

Isso porém não garante que o recurso estará disponível, mas atenção se você optar por essa alternativa é recomendável fazer um backup antes para não perder as conversas.

No iOS a busca avançada do WhatsApp já está disponível para a versão estável do aplicativo.

Primeiro faça instalação da versão mais recente do WhatsApp Beta, se a Google Play não tiver mais vagas para obter o programa ele pode ser baixado no site do APKMirror. Então se o WhatsApp estiver aberto no celular, feche-o pelo gerenciador de tarefas do Android, depois abra o WhatsApp normalmente e toque no ícone da lupa na parte superior da tela.

Selecione qual tipo de item deseja buscar e escreva o termo desejado. Pronto agora você já pode encontrar itens com mais facilidade nas conversas do aplicativo. Uma dica interesse para aproveitar ainda melhor a busca avançada, fazer a pesquisa de itens por contato. Assim é possível buscar por exemplo apenas as fotos trocadas com o contato específico.

Além da busca por termos, com o novo recurso também é possível ver os itens de todas as conversas. Para isso existem as opções: visualizar miniaturas ou ver os itens em lista em que tudo aparece em ordem cronológica.

Envio de imagens de uma única visualização

Finalmente liberou o novo recurso que permite enviar as fotos e vídeos que desaparecem depois de apenas uma visualização. A novidade está sendo disponibilizada para todos os usuários do mensageiro de maneira gradativa.

Depois de um bom tempo de testes o WhatsApp liberou o recurso que permite o envio de imagens de visualização única entre usuários da plataforma. O novo recurso permite o envio de fotos e também de vídeos mas após abertos pelo destinatário o arquivo de mídia desaparece.

Certamente as imagens com visualização única são bastante úteis para o envio de conteúdos sensíveis como senhas, dados bancários e até fotos íntimas. Afinal são conteúdos que em geral as pessoas não desejam ver expostos publicamente.

Mas todo cuidado é pouco há uma brecha que coloca em xeque a segurança da ferramenta. Infelizmente o WhatsApp não envia nenhuma notificação para avisar se foi feito uma captura de tela antes da imagem ou do vídeo desaparecer.

Atualizações

O WhatsApp vem realizando algumas mudanças que vão melhorar a experiência de muitos usuários no aplicativo. Uma das novidades é a possibilidade de acessar uma conta em até quatro dispositivos diferentes. E sem abdicar da criptografia de ponta a ponta. Portanto vai ser possível o usuário trocar mensagens pelo notebook sem que o smartphone esteja por perto. Whatsa Plus via Mega

O histórico de mensagens será sincronizado entre todos os aparelhos conectados. O recurso está em fase de testes. Mas atualmente uma novidade ficou disponível do usuário, enviar fotos e vídeos com uma espécie de “tempo para ficar visível”. Isso porque, a função oferece “uma camada adicional de privacidade e controle” às mídias. Dragon Ball Origens Drastic