O PIX começou a funcionar em novembro de 2020 e hoje é sucesso. No começo as pessoas ficaram um pouco inseguras em usa-lo mas hoje em dia tem sido muito usado e toda a insegurança foi eliminada.

Esse se tornou o segundo maior meio de pagamento do Brasil, só perde para o dinheiro em espécie, mas acredito que em breve vai ser o maior meio de pagamento do Brasil. Fazer um PIX é muito prático, ele revolucionou os meios de pagamentos, hoje em dia é possível você pagar por coisas através do Pix não só transferir dinheiro, mas comprar também.

Para os pequenos comerciantes, foi uma grande evolução, porque imagina o pessoal já tem uma renda baixa, ainda tem que pagar 5% de taxa do cartão que é passado nas maquininhas, seja crédito ou até mesmo débito tem taxa.

PIX

E para a gente que pode precisar pagar um amigo, antes tinha que fazer um DOC ou Ted demorar às vezes 24 horas para cair, enfim hoje em dia tá super prático, super-rápido, não tem taxa. Mas como nem tudo são flores começaram acontecer vários golpes, o que já era de se esperar. Com isso o Banco Central que não havia colocado muitas regras no começo mais conforme está vendo que que é necessário mudanças.

Inclusive nessa semana o PROCON de São Paulo pediu uma mudança que deu o que falar, o PROCON pediu para o Banco Central mudar o limite do PIX para 500 reais por mês, que praticamente inviabiliza, acaba com a proposta do porque o PIX foi criado. Esse pedido foi uma medida provisória para que o BC possa encontrar uma solução para acabar com esses golpes.

E também para que seja criada novas regras, talvez até regras mais rígidas em prol da segurança dos usuários. Infelizmente nos ultimo meses cresceu demais a quantidade de reclamações no PROCON pela falta de segurança.

Criminosos criaram a quadrilha do PIX, mas graças as investigações e a policia essa semana alguns foram preso em São Paulo.

A quadrilha agia rendendo o pessoal na rua e obrigando a pessoa a abrir o celular e fazer uma transferência, a vitima era obrigada a transferir tudo que tinha na conta.

Lei Também: Google recebe multa de quase US$180 milhões

Bancos Digitais e os golpes

Como a tecnologia está bem evoluída, hoje em dia tem as contas digitais que é muito rápido de fazer, com apenas cinco minutos você abre uma conta no banco digital. Bancos como Nubank, Pan, Méliuz entre outros.

Com essa facilidade em abrir conta digital os criminosos abrem contas em nome de laranjas. Ou seja nome de outras pessoas através de documentos roubados falsificados. Com isso eles abrem várias e várias contas em nomes e bancos diferentes, fazendo com que seja bem difícil encontrar realmente o criminoso.

Houve uma entrevista com um especialista que disse que é quase impossível reaver esse dinheiro. Porque ele vai para conta digital, e muitas vezes essa conta está no nome de outra pessoa, que muitas vezes a pessoa nem sabia que tinha essa conta e que também é apenas mais um vitima.

Enfim então está bem complicado essa questão de reaver esses valores em caso de golpe. A primeira ação do Banco Central no momento foi limitar o valor do PIX de 8 da noite às 6 da manhã até R$1000.

Essa foi a primeira atitude tomada pelo BC em relação à segurança. E claro qualquer pessoa pode limitar no seu banco o valor do PIX é até indicado você não manter um valor muito alto liberado.

Até mesmo porque se alguém pega seu celular e conseguir desbloquear pode te trazer um prejuízo grande ou pequeno de acordo com o limite que você disponibilizou.

Procon medidas de segurança

Outra sugestão que o PROCON fez essa eu achei interessante é que contas digitais abertas nos últimos 30 dias tenham mais limite.

Por exemplo para transferir um valor para uma conta que tenha menos de 30 dias de aberta você vai poder estornar a transação. Ou vai poder bloquear o valor feito até que se prove que não é um laranja ou seja uma pessoa fake. Gb Whatsa Midia fire

Então essa é uma outra sugestão do Procon que essa eu achei legal e vamos ver se o Banco Central vai acatar. Esse golpe é aplicado através de celulares roubados, desbloqueados ou aborda a vitima e obriga ela desbloquear o celular.

Geralmente as pessoas guardam as senhas dos bancos no bloco de notas do próprio celular. Então o criminoso só vai lá no bloco de notas, vê a senha, já acesse o banco e já começa a fazer PIX para as contas dos laranjas. Whatsa Imune aqui

Whatsa Via mega